Finalmente, Livres! - E Agora?







ATENÇÃO, O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS SOBRE A 5º TEMPORADA DE PRISON BREAK, EXIBIDA PELA FOX.


É isso aí, pessoal. O momento tão esperado por uns, e temido por outros, finalmente chegou. Com o episódio "Behind The Eyes", nos despedimos da quinta temporada, e provavelmente, nos despedimos para sempre de Prison Break, visto que não existem planos para uma sequencia.

E, gostando do final, ou não, todos precisam admitir que seja pela nostalgia, ou por aquela sensação de "quero mais" que a quarta temporada nos deixou, valeu a pena rever rostos tão queridos mais uma vez, mesmo que tenham sido poucos episódios para tantas perguntas não respondidas. E olha que eu havia achado a terceira temporada curta Haha'

Durante esses nove episódios, descobrimos que Michael Scofield estava vivo, que Sara Tancredi estava casada, que o papi, digo, Sucre estava trabalhando em um barco e secretamente vendendo bonecas infláveis, que C-Note havia se convertido ao judaísmo, que T-Bag tinha um filho, e que, claro, Lincoln Burrows estava cometendo altas burradas, como sempre.

Porém, muitas perguntas ficaram sem respostas: Como o Michael sobreviveu a descarga elétrica? O que ele fez com relação ao seu tumor no hipotálamo? De que forma ele arranjou dinheiro para bancar a prótese do T-Bag? Onde diabos foi parar o LJ? Como Sara conseguiu ter uma vida normal após fugir da Prisão? E, mesmo que isso tenha sido obviamente um erro estético, não pude deixar de me perguntar: onde foram parar os olhos claros do Mike Jr?! Haha

Bem, obviamente eu não tenho como responder isso de forma concreta. Mas, assim como o Lincoln sempre está fazendo alguma burrada, eu também tenho algumas suposições do que pode ter acontecido, apenas para nada perder o costume. Certo, vamos lá:

Primeiro: Como o Michael sobreviveu a descarga elétrica? Bom, ficamos sabendo recentemente que um pouco antes do casamento de Michael e Sara, Poseidon o contatou afim de trabalhar com ele. Tendo Scofield recusado a oferta, Poseidon resolveu partir para a chantagem, ao fazer a doutora Tancredi ser presa pelo assassinato de Christina Scofield. Sendo assim, ao saber que sua esposa havia sido espancada dentro da prisão, e a vida de seu filho estava sendo ameaçada mesmo antes do mesmo nascer, Michael não teve outra alternativa que não fosse forjar sua morte, e trabalhar para Jacob.

Ou seja: será mesmo que era preciso alguém para segurar aqueles fios? Não teria sido essa a desculpa usada para Sara ir na frente e achar que seu marido tivesse "morrido"? Será que naquele mesmo momento, Poseidon não o havia ajudado a desaparecer? (Obs: Apenas não sei dizer como fizeram em relação ao corpo. Talvez tenham deixado um corpo carbonizado com o dna do Michael, mas isso ainda explica aquele flashback do corpo já sem "vida". Bem, talvez tenha sido apenas uma metáfora, a famosa "imagem meramente ilustrativa". De qualquer forma, talvez essa seja uma pergunta a qual nunca teremos respostas.) O que me leva as vezes a pensar se Mahone não sabia tudo, nos final das contas. Afinal, ele foi a única pessoa para qual Scofield confidenciou que  ele poderia não sair vivo. Mas, não. Acredito que não. Até onde sabemos, a desculpa usada para o sacrifício era o tumor cerebral ainda em atividade... O que nos leva para a próxima pergunta:


Segundo: O que ele fez com relação ao seu tumor no hipotálamo? No último episódio da quarta temporada, na cena em que Michael e Sara estão passeando na praia, vemos que o seu sangramento no nariz está de volta. Mas, é apenas em "The Final Break", que descobrimos um exame médico constatando que o tumor cerebral ainda estava em atividade. Mas, a pergunta é: o tumor realmente ainda estava ativo? Se sim, o que fizeram a respeito? Isso é algo bem controverso, que em nenhum momento foi esclarecido, então é difícil saber o que realmente aconteceu. O exame médico poderia ter sido forjado. Mas, e quanto ao sangramento? Talvez, o tumor ainda estivesse realmente em atividade, e o sangramento é a única coisa que me leva até essa conclusão. Sendo assim, levando em conta o quanto Poseidon precisava da mente de Michael, é bem provável que o próprio tenha bancado o tratamento, ou até mesmo uma nova cirurgia.


Terceiro: De que forma ele (Michael) arranjou dinheiro para bancar a prótese do T-Bag? Com certeza não foi Poseidon quem ajudou o Michael dessa vez. Visto que, soubemos a pouco, que T-Bag foi o escolhido por Michael para mostrar aos demais que ele ainda estava vivo. Mas, se ele não tinha dinheiro, e Poseidon não o ajudou, como Outis conseguiu essa façanha? Só consigo pensar em uma pessoa: Ja. Ele mesmo, o coreano rico e viciado que comprou as cinzas do Freddie Mercury (talvez).  Ja mantinha um celular na prisão. E, visto que o próprio Michael conseguiu acesso a um cartão para "pedir uma pizza", é provável que Ja tivesse seus contatos lá fora para bancar a prótese do T-Bag em troca de sua participação na fuga.

Quarto: Onde diabos foi parar o LJ? Certo, eu realmente não tenho muita coisa a dizer sobre isso. Tudo o que sabemos é que LJ foi visto a última vez na quarta temporada ao lado de Sofia Lugo. E que, graças a uma breve explicação do Lincoln, foi esclarecido que ele e Sofia romperam após um tempo, mas antes chegaram a abrir uma loja de mergulho. Tudo o que posso concluir disso é que provavelmente o LJ seguiu com sua vida, fosse no Panamá, ou em qualquer outro lugar. Afinal, creio que ele não estivesse ciente da recente volta do pai para o mundo do crime. E se soubesse, provavelmente não gostaria colocar sua liberdade em risco outra vez.


 Quinto: Como Sara conseguiu ter uma vida normal após fugir da prisão? Antes de descobrir que Michael ainda estava vivo, descobrimos que Sara estava tendo uma vida tranquila em Ítaca, como se nunca tivesse sido presa antes. Mas, antes disso, no final da quarta temporada, a vemos passeando com Mike Jr como se novamente, nada tivesse acontecido. Desde aquela época o fato de ela estar tão "livre" me intrigava. O mesmo servia para Lincoln, Sucre e Mahone, que embora as autoridades  talvez não tivessem certeza, era implícito que todos estavam envolvidos com a fuga. E, se formos olhar pelo óbvio, seria impossível para uma pessoa que além de ter sido detenta, e havia sido casada com um dos homens mais procurados de todos os tempos, andar livremente pela rua sem ser reconhecida. Sem contar que ela havia sido cúmplice na fuga dos "oito de Fox River". Então, tudo o que posso concluir com relação a isso é que se Poseidon tinha poder de coloca-la na prisão, ele também tinha o poder de inocenta-la. Afinal, fora dito que Kellerman não tinha poder para inocentar ninguém. Mas, aparentemente, Poseidon tinha.


E claro, agora a pergunta que não quer calar: (não, não são sobre os olhos do Mike Jr) - Que assunto poderia ser abordado em uma possível sexta temporada? 

Olha, na minha mais sincera opinião, acredito que Prison Break deveria parar por aí, acredito que seja hora de dar adeus. O motivo? Toda a trama já está totalmente fechadinha, como um grande quebra cabeça onde todas as peças se completam. Pois, se formos olhar para a série como um todo, no final tudo se encaixa. Lincoln estava sendo usado de "laranja" pela vice presidente\presidente Reynolds como culpado pela falsa morte de seu irmão. Por sua vez, Caroline estava sendo manipulada pela Companhia, que tinha como mandante o General Krantz, tudo por causa de Scylla. Nesse momento, o quebra cabeça já parecia completo, apenas para descobrirmos que havia alguém muito mais ardiloso observando tudo: Poseidon. Na verdade, eu sempre imaginei que os serviços de inteligência ficariam de olho em alguém tão genial como Michael, e foi o que aconteceu. Ciente das proezas que o  engenheiro era capaz de fazer, descobrimos que Poseidon havia regido os acontecimentos de "The Final Break", juntamente com os últimos sete anos de vida de Scofield. É como olhar o quebra cabeça de um outro ângulo, e ainda assim, perceber que tudo se encaixa perfeitamente.

A quinta temporada de Prison Break pode não ter sido perfeita, pode não ter sido a  melhor. Foi muito corrida? Sim. Algumas coisas ficaram sem respostas? Também. Foi uma temporada diferente? Totalmente. Mas, diferente ou não, ainda era Prison Break.  A fuga, as tatuagens, o cara com um plano, a ação, a adrenalina, o amor, a amizade, a família. Independentemente da ordem da fuga, de como o plano foi executado, ou de como a ameaça foi exposta, a alma de Prison Break ainda estava lá. Era como resumir em uma temporada toda uma dinâmica que foi construida durante quatro temporadas. 

É claro que, o "primeiro final", foi com certeza mais emocionante. Saber que Michael estava morto, juntamente com sua mensagem póstuma, foi como ver a conclusão da história de um homem que fez de tudo por aqueles que ele amava. Ele garantiu que todos aqueles que ele amava, pudessem ser livres, e felizes. Entretanto, com essa nova temporada tivemos a oportunidade de reescrever essa história, de ver todos se unindo outra vez para resgatar aquele homem que um dia havia feito de tudo por eles. Era a vez de todos garantirem que Michael não só iria assistir a felicidade deles, mas que também iria fazer parte dela.

Sendo assim, por mais que eu ame essa série do fundo do meu coração, e desejasse que ela fosse eterna, preciso admitir que é hora de parar. Sabe quando uma coisa já está perfeita, mas que de tanto mexer, acaba estragando algo? Exatamente. Chega a se poético saber que as coisas terminaram onde tudo começou: Fox River. E só o fato de saber que Michael está vivo, e que ele, Lincoln, e Sara poderão finalmente ter o merecido "final feliz", já é o suficiente. Não faz mais sentido fugir, não faz mais sentido se esconder, não faz mais sentido a busca por justiça ou vingança. Todas as cartas já estão na mesa, e a última jogada já foi dada. 

Mas, e se mesmo assim decidirem criar uma sequencia futuramente? Bem, eu julgo ser desnecessário. Mas se tiver um bom plot, que mal tem? Desde que não estraguem tudo o que a série construiu até agora, um pouco mais de Prison Break nunca é demais! O filho de John Abruzzi poderia escapar da cadeira e sequestrar o LJ como forma de vingança contra o Burrows? Talvez. Alexander Mahone poderia fazer seu retorno triunfal como agente do FBI ao lado de Lang e pedir ajudar de Scofield e do resto da turma para exterminar a "Lacuna 21"? Também. Afinal, poseidon nunca morre. E mesmo que Jacob venha a ser morto pelo T-Bag, (falando nisso, vocês não imaginam a felicidade que eu tive ao ver o Jacob na mesma sala que o T-Bag. Ah, T-Bag. Meu malvado favorito Haha) pode ser que algum seguidor do Poseidon queira continuar o seu legado, nunca se sabe... ("Eu vou terminar o que você começou!" - Kylo Ren feelings).


 Enfim... Segundo os produtores, eles não tem planos para uma sequência. Porém, não descartam a possibilidade caso venham a ter alguma ideia no futuro. Por hora, ficarei com um "até a próxima", e apenas agradeço a Fox e a todos os envolvidos com a volta de Prison Break, por terem me proporcionado a oportunidade de rever personagens tão maravilhosos mais uma vez... Por fim, após toda essa confabulação, minha conclusão é apenas uma: Se teremos uma sexta temporada? Não sabemos. Apenas, digo uma coisa: "Just have a little faith". 
 

Comentários

  1. Concordo com tudo que você escreveu. Sobre o tumor de Michael, quando foi feito a cirurgia pela companhia, o general falou de já ter acontecido outra caso semelhante, que foi o caso da mãe de Michael, e que teve sucesso. O resultado do exame de Michael no final da quarta temporada que foi entregue a Sara foi parte do plano de Poseidon para fingir a morte de Michael. Amo a série, só acho que faltou mais contato, mais paixão entre os personagens Michael e Sara, e o abraço de pai e filho, Mike chamando-o de pai seria emocionante...mas todavia valeu apena o que foi proposto para 5 temporada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poseidon Finalmente Mostra Seu Rosto - Será?

Teoria 5x01 (Ogygia) - As Novas Tatuagens De Michael Scofield

O Passado Desconhecido De Michael Scofield